Equipes Geniais

Atuar num ambiente organizacional, onde as incertezas são as únicas certezas, tem exigido dos líderes permanente revisão de seus modelos mentais para ampliar a compreensão das demandas que advêm de cenários, notadamente marcados pela velocidade, imprevisibilidade, imaterialidade.

Nestes novos tempos, ressurge com total força, a visão de que inspirar, harmonizar e alavancar os talentos da organização, não só se constitui no maior desafio, como direciona o nosso olhar para as competências requeridas das equipes e de seus membros. Sem dúvida, as equipes têm ampliado seus espaços nas organizações e estimulado as discussões sobre o papel que desempenham nas respostas às demandas organizacionais.

Existem equipes de todos os tipos: presenciais, virtuais, auto-dirigidas, que fazem entregas dentro do esperado, e existem equipes geniais, as de alto desempenho. Estas surpreendem, pois atuam com paixão, vão além do esperado. Uma equipe de alto desempenho é desejo de todo líder. Mas, como formar equipes geniais?

A proposta do "Equipes Geniais" foi formulada a partir do entendimento dos modelos que abordam a trajetória da evolução da relação entre líderes e liderados e também dos modelos de gestão que buscam o elevado desempenho de suas equipes, a partir da identificação de novos potenciais capazes de atender ao grande desafio de se alcançar resultados, com as pessoas e em prol do coletivo.

Instrutores: Celisa Gonçalves e Mauriti Maranhao

Resultado

Esperamos que ao final do curso, você esteja provocado a:

  • • Atuar proativamente no funcionamento e desenvolvimento da dinâmica de equipes sob a sua gestão e liderança;
  • • Identificar os principais focos de atenção para o trabalho em equipe e contribuir para o desenvolvimento de habilidades, práticas e atitudes necessárias a melhor convivência e a maior produtividade das equipes;
  • • Identificar fatores críticos e principais focos de atenção e contribuir para o fornecimento de subsídios para a implementação das ações futuras de desenvolvimento de pessoas e equipes.
Participantes
  • • Diretores
  • • Gerentes
  • • Supervisores
  • • Profissionais que liderem pessoas ou que possam vir a liderar pessoas e equipes
Metodologia de Trabalho

O curso será desenvolvido através de técnicas de ensino que estimulem a participação contínua tas turmas, instigando a reflexão, o debate e a troca de informações relacionadas à gestão de pessoas em ambientes competitivos, especialmente, no aspecto da gestão dos processos que impactam na construção de equipes geniais.

A exposição dialogada será o fio condutor de toda a metodologia; serão propostos exercícios práticos e ferramentas para análise e aplicação, remetendo-os aos fundamentos conceituais e metodológicos que lhes dão suporte. A discussão de filmes e de situações vivenciadas pelos participantes, em diferentes contextos, também será estimulada, visando à facilitação e à consistência da aprendizagem.

Carga Horária e Composição das Turmas

Como opção de carga horária é oferecido um módulo de 16 horas.

Para o melhor aproveitamento do curso, sugerimos que as turmas sejam compostas com no máximo 25 participantes.

Os Degraus do "EQUIPES GENIAIS" são os seguintes:
Foco na superação de resistências a mudanças e na importância do trabalho das equipes no contexto atual.

• No mundo complexo e líquido em que vivemos, é necessário refletir sobre as razões de resistência à mudança e saber como tratá-las, driblando os desafios que surgirem: o que fazer, o que buscar em um mundo onde a habilidade de trabalhar em conjunto tornou-se uma competência essencial.
Foco na compreensão das lacunas entre grupos X equipes x equipes geniais.

• A caracterização das diferenças entre grupos, que podem ser somente uma concentração de indivíduos no mesmo espaço, trabalhando isoladamente e as verdadeiras equipes, formadas por indivíduos reunidos com um propósito, uma causa, com objetivos comuns e que conquistam resultados exponenciais.
Foco na necessidade da construção o "Espírito de Equipe".

• Trazer à tona a discussão de que formar um bom time não é tarefa simples e fácil, é necessário haver "espírito de equipe" para que cada integrante saiba qual é e o que se espera de sua atuação, considerando ainda o todo e colaborando com ideias e sugestões para o alcance dos objetivos comuns.
Foco no processo de formação e estágios de maturidade das Equipes

• Alerta para a importância de explorar a consciência de que trabalhar em equipe é um exercício de permissão e paciência. Permissão para que as pessoas encontrem seus espaços para proposição e testes de novas ideias e paciência, para que elas se sintam confiantes de que a tentativa é possível e vale a pena, mesmo com o risco de erro.
Foco nos fatores que determinam a habilidade de um grupo se desenvolver e funcionar como uma Equipe de trabalho.

• Com o apoio de trabalhos vivenciais, provocar os participantes para o fato de que as equipes geniais são formadas por indivíduos de alto desempenho, com características, experiências diferentes e diferenciadas, predisposição para agir com flexibilidade, empatia, de forma sinérgica, com forte troca de feedback. Equipes que valorizam e encorajam esse tipo de práticas, sobressaem.
Foco nos Ingredientes do desempenho das Equipes Geniais

• Contribuir de forma efetiva para a compreensão de que o desempenho eficaz no trabalho em equipe está condicionado a alguns "ingredientes", entre eles: clareza dos objetivos, estabelecimento de metas, comunicação transparente, cooperação e execução, dentre outros.
Foco em como atingir o alto desempenho.

• Contratos para o alcance do "Alto Desempenho", como: definir claramente os objetivos a serem alcançados; aceitar e trabalhar eficazmente com a diversidade de perfis / experiências e ser movido pela paixão do interesse coletivo em detrimento do individual.