GESTÃO DAS COMPETÊNCIAS E DAS HABILIDADES PROFISSIONAIS

A realidade atual, em constante mutação, faz com que as empresas a revejam suas prioridades, redirecionem seus projetos e repensem suas estratégias. Afinal, se os recursos estão escassos, deve-se pensar muito bem onde e como aplicá-los. Nesses momentos muitos gestores pensam, em um primeiro momento, em cortar gastos, que em geral, significa cortar equipe. Mas há um aspecto que muitas vezes não é considerado, que é a utilização dos recursos (gastos financeiros, consumo de materiais etc.) de uma empresa é o resultado direto do trabalho das pessoas. Se o trabalho é bem realizado os recursos são bem aproveitados, caso contrário não. O olhar sob esse prisma dirige a atenção para a questão de como melhor aproveitar as competências e habilidades individuais de modo a potencializar os resultados organizacionais, ou seja, méritos e potencialidades individuais alavancando resultados.

O que se propõe é a adoção um Sistema de Gestão por Competências que provoque uma mudança de orientação da antiga "função RH", baseada principalmente em tarefas e controles (sustentada pelo antigo modelo de Departamento de Pessoal, o "DP" das administrações tradicionais), para uma atuação sistêmica que privilegie o desenvolvimento profissional das pessoas com vistas à obtenção de resultados. Esta nova orientação considera que as pessoas não são meros recursos (humanos), mas sim elementos impulsionadores da inteligência organizacional. O objetivo é colocar "as pessoas certas, na quantidade certa, nos lugares certos", com consequentes ganhos tanto para a organização quanto para as pessoas..

Instrutor: André Freitas

Resultado

Ao longo deste programa, os participantes terão a possibilidade de discutir e elaborar estratégias para:

  • • Definir requisitos de competências e realizar o seu mapeamento;
  • • Especificar indicadores de competências qualitativos e quantitativos;
  • • Realizar avaliações de desempenho com base em competências;
  • • Estruturar o Banco de Talentos;
  • • Elaborar planos de desenvolvimento de competências e habilidades.
Participantes

Profissionais da área de gestão de pessoas e gestores (diretores, gerentes e supervisores) que liderem equipes.

Metodologia de Trabalho

A metodologia adotada é a de exposições interativas, entremeadas por debates e discussões de casos concretos trazidos pelo instrutor e pelos participantes, de forma a criar condições para que os participantes possam conectar o aprendizado à sua realidade prática. Serão aplicados exercícios e trabalhos práticos, em discussões plenárias e em grupos.

Carga Horária e Composição das Turmas

Este programa pode ser ministrado em três modalidades:

  • • Treinamento: 16 horas em dois dias seguidos; ou
  • • Curso: 24 horas em três dias; ou
  • • Workshop in company: de acordo com customização específica. Sugere-se, a princípio, uma carga horária de 32 horas em dois encontros de dois dias, espaçados de quinze dias.
Em função do assunto e da metodologia adotada, sugere-se que as turmas sejam compostas de no mínimo 15 e no máximo 25 pessoas.

Gerir as competências e habilidades profissionais individuais significa galgar 5 degraus:
Foco em tomar contato com o contexto organizacional e com a gestão de pessoas.

• Para transformar é necessário conhecer. Conhecer a estratégia organizacional e o papel da gestão de pessoas nesse contexto. Analisar políticas e instrumentos de mensuração da gestão de pessoas. Examinar o que é feito, porque é feito e como é feito.
Foco no método de gestão das competências e habilidades profissionais individuais.

• Para transformar é necessário ter um método que oriente sem engessar. Para isso é necessário conceituar competências e habilidades no contexto organizacional, bem como sua classificação a fim de compor um Sistema de Gestão de Pessoas por Competências.
Foco nas condições que influenciam o sucesso.

• Sabendo o que é feito e como é feito, é necessário definir os requisitos de competências necessários para se obter os melhores resultados, tanto para a organização quanto para as pessoas. O instrumento que gerencia essas informações chama-se Matriz de Competências.
Foco na determinação dos gaps de competências e de resultados.

• Sabendo os requisitos necessários, é preciso avaliar as qualificações, necessidades e potencialidades das pessoas, bem como sua aplicação. Esse processo é realizado por meio do Mapeamento de Competências e da Avaliação de Desempenho.
Foco nos instrumentos da transformação.

• O Mapeamento de Competências e a Avaliação de Desempenho fornecem informações preciosas sobre a gestão do conhecimento da organização. Um Banco de Talentos bem estruturado permite saber "quem sabe o que e onde se encontra", descobrindo talentos encobertos pelo cotidiano de trabalho. Com isso pode-se elaborar Planos de Desenvolvimento Profissional e Trilhas de Aprendizagem mais ajustadas às estratégias organizacionais e aos interesses das pessoas.