GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Largamente utilizada nas mais variadas situações, "estratégia" é uma palavra derivada de "strategos", que na Grécia antiga significava general no comando de um exército, podendo ser entendida como a habilidade de empregar forças para vencer opositores e desenvolver um sistema único de governo.

No contexto organizacional, as estratégias empresariais têm por objetivo a definição dos caminhos que deverão ser seguidos por todas as áreas de processos que suportam a missão organizacional.

A compreensão do significado da estratégia organizacional é pré-requisito para que se possa compreender a necessidade de uma visão estratégica e o real papel da gestão de pessoas para as organizações no atual contexto de negócios.

Então, um sistema de gestão de pessoas - composto por processos, políticas, normas e procedimentos - deve ser construído de maneira a direcionar o comportamento e o desempenho humano para a efetiva implementação das estratégias definidas para o alcance dos resultados planejados. Deve orientar os colaboradores para a concretização da visão de futuro, respeitando-se a missão, os princípios e valores organizacionais.

Olhar os subsistemas de gestão de pessoas como uma unidade de negócio (Businesses Units) e para tanto, gerenciá-los de forma desafiante e alinhada às estratégias do negócio preparando-as para as tendências de mercado conforme indicadores apontados nos cenários externos . Gestão e Visão Estratégicas, Excelência Operacional, Desafios e Superação são pilares de sustentação presentes em todos os degraus do curso.

Consultor: Jorge Cunha

Objetivo

Esperamos que ao final do curso, você esteja provocado a:

  • • Reconhecer a importância do alinhamento das estratégias de gestão de pessoas às estratégias do negócio;
  • • Utilizar elementos dos cenários externos para influenciar um propósito de modelo de gestão de pessoas no curto, médio e longo prazos;
  • • Identificar as áreas de interface dos processos de gestão de pessoas, buscando sinergia na definição de objetivos, metas e indicadores para superação;
  • • Valorizar e praticar gestão com percepção de geração de valor materializado nos resultados organizacionais.
Participantes
  • • Diretores
  • • Gerentes
  • • Supervisores e Gestores
  • • Profissionais que estejam em processo de desenvolvimento
Metodologia de Trabalho

A metodologia de ensino consistirá de aulas expositivas e participativas, discussões de casos em grupo, exercícios vivenciais, debates, simulações e aplicação de ferramentas como SWOT, BSC entre outras.

Carga Horária e Composição das Turmas

Como opção de carga horária é oferecido um módulo de 16 horas.

Para o melhor aproveitamento do Programa, sugerimos que as turmas sejam compostas com no máximo 25 participantes.

Os Degraus do Programa de Gestão Estratégica de Pessoas
Foco no Desenvolvimento do pensamento estratégico nos subsistemas de gestão de pessoas.

• Estimular a visão estratégica nos subsistemas de gestão de pessoas tais como: Atração e Retenção, Desenvolvimento e Capacitação, Reconhecimento e Recompensa , Ambiente Interno, identificando o senso de propósito alinhado às características do negócio.
Foco na definição de diretrizes estratégicas e posicionamento estratégico do sistema de RH.

• Identificar serviços, ações e contribuições a partir da missão e visão organizacionais e, sobretudo, dos planos estratégicos no curto médio e longo prazos.
Foco na análise dos cenários externos e suas influências no processo de gestão de pessoas.

• Avaliar nos cenários externos, fatores contributivos às melhores práticas de gestão e àqueles que sugiram planos alternativos ou mudanças nas lideranças, pessoas e processos.
Foco na identificação e construção de objetivos, metas e indicadores da área de Gestão de Pessoas.

• Desenvolver cultura e prática de medição e monitoramento das contribuições para o negócio, através da utilização de ferramentas que estruturem, identifiquem e apuram resultados.